Hannah Willemsen
Nutricionista e Autora
Hannah Willemsen é nutricionista, autora de livros “Hormon Food”, apresentadora do podcast “Eat yourself healthy” e mãe de duas crianças pequenas.
Durante a sua primeira gravidez, Hannah começou a interessar-se profundamente pelo tema da nutrição. Queria garantir não só o seu próprio bem-estar, mas também o do seu bebé, fornecendo todos os nutrientes essenciais. Foi nesse percurso que descobriu os benefícios do Ómeg-3. Desde então, assegurar uma ingestão adequada de ácidos gordos Ómega-3 tornou-se um pilar indispensável da alimentação dela e da sua família.
Nesta entrevista, Hannah partilha connosco como é o seu pequeno-almoço preferido, as suas dicas para incentivar os filhos a consumir Ómega-3 e como conseguiu alcançar uma relação equilibrada de Ómega 6/3 de 4:1.
Hannah, como mãe e profissional independente, o seu dia deve ser bastante agitado. Pode contar-nos como é a sua rotina diária?
O meu dia começa com acordar as crianças, preparar o pequeno-almoço e levá-las à escola e à creche- quase sempre a correr! Depois disso, inicio o meu trabalho. Tenho a sorte de poder trabalhar a partir de casa, o que facilita bastante a organização com os miúdos. O meu trabalho envolve coaching nutricional, desenvolvimento de receitas e a preparação de workshops. À tarde, vou buscar as crianças, que fazem um lanche e tomam as FISK Jelly. Depois disso, seguem-se as atividades típicas: desporto, canto ou guitarra. O dia termina com o jantar em família.
Como mãe ( e, claro, como pai), quer sempre o melhor para os seus filhos. Isso começa com a alimentação. Como são os pequeno-almoços ou almoços dos seus dois filhos?
Eu tento sempre encontra um equilibro saudável e garantir que todos os nutrientes necessários estão presentes, tanto quanto possível. Todos os dias comemos frutas e legumes, seja como lanche, em sopas ou como acompanhamento. Uso regularmente o Omega-3 TOTAL em saladas, sumos ou batidos, e as crianças pedem regularmente as suas gomas (referem-se às Jelly Omega-3 FISK). Elas ficam felizes por terem um pequeno “doce” e eu fico satisfeita por saber que estão a consumir algo saudável e fácil.
Isso significa que os seus filhos apenas consomem as Jelly? Ambos gostam delas?
A minha filha Leni, em particular, adora as Jelly. O meu filho, por outro lado, não estava tão convencido ao início. Por isso, comecei por misturar o Omega-3 TOTAL na comida dele. Mas, com o tempo, ele também passou a gostar das Jelly! Aos fins de semana, costumo misturar o óleo no sumo do pequeno-almoço ou até na massa, o que funciona muito bem.
E quanto a si e ao seu marido? Que tipo de Ómega-3 consomem?
Nós alternamos entre o óleo Omega-3 TOTAL e o Omega-3 VEGAN. Não seguimos um padrão rígido, mas ao fim de 2 ou 3 meses, sentimos vontade de mudar. Acho que é uma boa combinação, especialmente pela proporção de EPA e DHA que ambos oferecem.
Parece que o seu marido está a alinhar bem com isso. Teve de o convencer sobre o Ómega-3?
O Armin sabe que, há muitos anos, dedico-me a uma alimentação saudável e que este é um tema muito importante para mim. Ele confia plenamente em mim neste assunto. Quando se trata de nutrição e nutrientes, sou a especialista cá em casa. Mas, claro, no início demorou algum tempo até ele ficar convencido.
Parece-me uma boa dica, com a qual podemos aprender! Posso perguntar se já fizeram uma análise aos ácidos gordos?
Sim, já fiz duas análises. A primeira foi há cerca de um ano e a segunda cinco meses depois. Felizmente, consegui melhorar a minha relação Ómega 6/3. E isto apesar de, por vezes, me esquecer de tomar o óleo.
Obrigada por ser tão sincera! Compreendo perfeitamente. Tem alguma dica para isso?
Para ser honesta, quando me esqueço, tomo duas colheres de sopa no dia seguinte, o que corresponde ao dobro da dose diária. O importante é que, no final, consigo atingir os 2000 mg de Ómega-3 diários e manter um bom rácio Ómega 6/3.
Qual é o rácio ideal de Ómega-6/3? E como se pode alcançá-lo?
Um bom rácio Ómega-6/3 é cerca de 3:1. Atualmente, o rácio médio das pessoas é de 20:1, o que me deixou bastante chocada quando soube. No meu primeiro teste, obtive 6:1, mas o teste seguinte foi ainda mais gratificante. Graças à ingestão diária de 1 colher de sopa (cerca de 2000 mg de Ómega-3) com o óleo NORSAN Omega-3, consegui melhorar o meu rácio para 4:1.
Esse é mesmo um resultado bastante agradável! Como última questão: Como é que toma o Omega-3 TOTAL ou Omega-3 VEGAN?
Muitos dos meus clientes preferem tomar o óleo NORSAN puro, porque acham o seu sabor delicioso. Eu, no entanto, gosto de o misturar no meu muesli matinal. Com uma combinação de ingredientes saborosos e fruta fresca, é não só uma forma deliciosa de começar o dia, mas também uma opção saudável.
Muito obrigada pelo seu tempo. Nós desejamos-lhe as maiores felicidades e muita saúde!
Quer saber mais acerca da Hannah? Visite o seu Blog ou siga-a na sua página do Instagram.