NORSAN Estudo de Regulação
AUMENTO DO ÍNDICE ÓMEGA-3 COM NORSAN OMEGA-3 TOTAL
61% aumento do índice de Ómega-3 nos eritrócitos pela suplementação de Ómega-3 com NORSAN Omega-3 TOTAL (óleo de peixe)
Abstrato:
Os ácidos gordos Ómega-3 EPA e DHA têm propriedades anti-inflamatórias e são importantes para o desenvolvimento e funcionamento de órgãos centrais como o cérebro e os olhos. Além disso, um elevado índice de Ómega-3 é positivo para a saúde cardiovascular. Uma publicação científica de Albert et al. conclui que pode ser esperada uma redução do risco de até 90% de morte cardíaca súbita com uma elevada taxa de Ómega-3 (superior a 8%) em comparação com uma baixa taxa de Ómega-3 (inferior a 4%).
Os benefícios para a saúde dos ácidos gordos Ómega-3 têm sido contestados em alguns estudos científicos. Isto não é surpreendente, uma vez que vários fatores são cruciais para absorção no organismo, e portanto, para o efeito dos ácidos gordos Ómega-3. Estes incluem fatores específicos do produto, tais como a dosagem suficiente e a qualidade do óleo, bem como fatores individuais e se a ingestão é feita com o “estomago vazio” ou com uma refeição.
A confusão deve-se essencialmente ao fato de a suplementação de Ómega-3 não produzir necessariamente o efeito desejado no índice de Ómega-3. Para um individuo, o objetivo não deve ser tomar qualquer suplemento, mas sim ter níveis suficientes de ácidos gordos Ómega-3 no seu corpo.
Metodologia:
Pacientes do sexo feminino e masculino com mais de 18 anos foram informados sobre a possibilidade de participação pelo médico supervisor. O pré-requisito para a participação foi uma análise prévia de ácidos gordos realizada pelo laboratório Omegametrix GmbH em Martiensried. A análise de ácidos gordos é um método de análise testado e documentado com elevada estabilidade dos valores de análise incluindo o HS Omega-3 Index®. Os pacientes que fizeram suplementação com Ómega-3 nos últimos 3 meses foram excluídos. O período de estudo foi definido em 4 meses (período de tolerância de 3.5 a 5 meses). Durante este período, a ingestão diária foi de 8 ml de NORSAN Omega-3 TOTAL, correspondendo a uma dosagem de 2,000 mg de Ómega-3. Após 4 meses, foi realizada uma nova análise de ácidos gordos e o HS-Omega-3 Index®. Com base na análise de ácidos gordos realizada no início e no final da observação do estudo, os resultados puderam ser avaliados estatisticamente. ô estudo decorreu entre 2018 e 2020.
Resultado:
Em média, o Omega-3 Index® aumentou 61 %, de um valor basal de 5.2 % para um Omega-3 Index® de 8.4 %. Em 20 dos 33 participantes, o HS-Omega-3-Index® estava no intervalo ideal de ≥8 % após o término do estudo. Apenas em 6 pacientes não se conseguiu detectar nenhum ou apenas um ligeiro aumento do HS-Omega-3-Index®. A razão para isto pode ser possivelmente a ingestão com o estomago vazio ou a ingestão inconsistente durante o período do estudo.